sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dois em um

– O que é isso? – Aponta para a boca dele, onde crescem feridas vermelhas do lado esquerdo, na junção dos lábios.

– Acho que é uma alergia.

– À quê?

– Sei lá... à vida entediante...

A alergia se alastrava como um câncer voraz e faminto por seu rosto. O tédio se alastrava como um câncer voraz e faminto por sua vida. Há muito o desespero passara. Só havia o vazio. Mas o vazio há muito deixara de ser angustiante. Sentia até uma certa paz. Uma calma. Como se a fatalidade fosse inevitável e nada pudesse fazer. A calma dos condenados a morte. Imaginava que quando eles subissem no cadafalso e observassem a forca, deveriam sentir-se calmos. Mas não havia forca. E até a calma passou. Ficara apenas aquela dor seca na garganta, mas ele a umedecera com vinho tinto. Ela olhava-o com curiosidade.

– O que foi?

– Nada... só tava te olhando...

Ela tinha no olhar uma compreensão sobre ele que lhe faltava. “O que será que ela compreende sobre mim?”, pensava. Não poderia imaginar.

– Tu és um eterno insatisfeito.

– Vai te fuder!

Sua insatisfação não era com o mundo, achava que não era nem consigo mesmo. Não conseguia compreender com o que estava insatisfeito.

A pizza chegou e interrompeu seus pensamentos.

Olhares furtivos.

– Passa a mostarda.

Conversaram banalidades.

– Eu odeio aquela aula.

– Eu também.

Não havia como disfarçar. A infelicidade fazia parte de suas vidas. Estava nos olhares. Estava no fundo da alma.

Caminharam pela noite iluminada artificialmente. Quanto de suas próprias luzes não seria artificial? “Muito”, ele desconfiava. O frio penetrava as roupas, os corpos, as almas. Ele falou-lhe uma coisa qualquer em francês. Ela não entendeu, mas sorriu. Sabia que ele sempre falava em francês quando queria ser carinhoso. Ela podia sentir o seu carinho como se fosse um afago. No fundo, eles se amavam. Sorriram um para o outro. Possuíam uma compreensão sagrada, compartilhada, e sabiam que suas vidas não existiam separadas. Desceram pela rua, dançando em meio à noite fria.

Um comentário:

Crazy Mary disse...

Será que eu tb to com essa alergia? rs
Um bjo
até...